5 dicas para evitar que seus clientes fiquem inadimplentes

5 dicas para evitar que seus clientes fiquem inadimplentes

5 dicas para evitar que seus clientes fiquem inadimplentes

As taxas de inadimplência crescem a cada ano. Crise econômica, aumento do desemprego e dos trabalhos informais são alguns dos principais fatores que aumentam o número de devedores no mercado, mas você sabia que pode adotar algumas medidas para evitar que seus clientes fiquem inadimplentes?

Além da situação financeira desfavorável da maioria dos consumidores, fatores como um procedimento de cobrança inadequado elevam os índices de inadimplência, complicando o orçamento e gerando dificuldades para investir na atração de novos clientes.

Algumas estratégias, tecnologias e ferramentas são aliadas para evitar que seus clientes fiquem inadimplentes. A seguir, listamos algumas:

  1. Crie uma política de descontos para bons pagadores

Em geral, valores de compras parceladas podem ter juros, dependendo da quantidade de vezes em que o valor for dividido. Entretanto, quem paga à vista pode ter benefícios e descontos. Assim você fideliza o consumidor e reduz o índice de inadimplência no seu negócio.

Você pode, por exemplo, combinar com o cliente que, se o pagamento for feito em determinado dia do mês, ele ganhará um desconto automático. Assim você o estimula a pagar em dia e cria uma relação de confiança entre as duas partes. Bônus ou descontos em compras futuras também são boas medidas.

  1. Estabeleça prazos flexíveis

A tarefa de evitar que seus clientes fiquem inadimplentes engloba um entendimento do perfil de cada consumidor. Muitas vezes, ele não paga determinada conta porque sua data de vencimento não coincide com o seu pagamento, por exemplo. Por isso, flexibilize essa data de pagamento de dívidas ou parcelas. Assim, o risco de não receber é menor.

  1. Entre em contato com inadimplentes por meios digitais

A interação das pessoas por meio de smartphones é cada vez maior. Atualmente, é raro quem não possua celular e, por isso, comunicar-se por esse meio costuma ser eficiente para evitar que seus clientes fiquem inadimplentes. Tente, em vez de ligar para cobrar, enviar mensagens por meio de aplicativos. Você pode entrar em contato por SMS comum ou pelo WhatsApp. O Messenger do Facebook também é uma boa alternativa.

  1. Adote soluções de automação para receber em dia

Ao automatizar as cobranças você sai do tradicional sistema de telefonemas e correspondências e entra na era digital. Atualmente, há plataforma que reúnem os dados dos clientes, com seu histórico de inadimplência e atrasos. Assim, você tem uma visão mais completa da situação de cada inadimplente para fazer a abordagem mais adequada. Essas plataformas podem, inclusive, fazer uma primeira cobrança ao cliente.

  1. Varie as opções de pagamento oferecidas

Os tradicionais boletos e carnês não funcionam muito bem para grande parte dos consumidores. Por isso, que tal flexibilizar o pagamento e oferecer a opção online? O pagamento em ambiente digital tem crescido muito no Brasil e se mostra como uma alternativa segura e eficiente para quitar dívidas, evitando que seus clientes fiquem inadimplentes.

Caso nenhuma dessas alternativas funcione e você se depare com um crescimento das taxas de inadimplência no seu negócio, uma empresa de cobrança terceirada é a melhor alternativa para receber valores em atraso.

Entre em contato com a Help Cobranças, conheça nossas abordagens e ferramentas e veja como garantimos o recebimento de boa parte dos valores pendentes.

 

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