Aprenda a calcular o risco de inadimplência na sua empresa

Aprenda a calcular o risco de inadimplência na sua empresa

São raros os negócios que não precisam lidar com a inadimplência. Em maior ou menor grau, ela acomete quase todas as áreas e, por isso, saber lidar com o risco e transtornos da melhor forma, garante a sobrevivência de um negócio e permite que ele invista em atrair mais clientes.

Calcular o risco de inadimplência de uma empresa é de extrema importância. É por meio desse valor que gestores se programam para eventuais atrasos e pagamentos a fornecedores, evitando acúmulo de dívidas e certificando-se de que uma cobrança adequada será feita aos inadimplentes.

O PDD (Provisionamento de Débito Duvidoso) ajuda a planejar melhor as contas e a controlar o fluxo de caixa. Além disso, ele serve de base para que uma empresa de cobrança terceirizada trabalhe para reverter débitos pendentes.

A seguir, explicamos como realizar essa estimativa de inadimplência na sua empresa:

Ação 1 – Conheça seus clientes

Se você trabalhar com vendas, procure consultar o CPF/CNPJ de um cliente antes de efetuar qualquer transação. Monitore sócios de empresa, verifique débitos anteriores, protestos ou anotações negativas para evitar fazer negócio com quem esteja com dívidas pendentes.

Dependendo da situação do possível cliente você consegue adaptar as condições de negociação e até reduzir a política de concessão de crédito. Assim, reduz as chances de inadimplência.

Ação 2 – Analise a situação

Se o cliente já for inadimplente e tiver débitos com o seu negócio, avalie o impacto desse rombo no fluxo de caixa. Depois, adote meios amigáveis como uma Carta de Cobrança ou contato telefônico para efetuar a cobrança. Se você achar que ele não tem intenção de quitar a dívida o quanto antes, contrate uma empresa de cobrança terceirizada para minimizar prejuízos.

Ação 3 – Preste atenção aos faturamentos

Você pode monitorar a situação de crédito dos clientes para identificar se eles estão com problemas financeiros. Isso pode acontecer inclusive com bons pagadores devido à crise econômica ou situações adversas e, por isso, é importante investir em ferramentas de monitoramento, acompanhando o faturamento presumido dos clientes.

Se, mesmo adotando essas ações você ainda sofrer com a inadimplência e tiver muitos débitos pendentes, é hora de contar com os serviços de uma empresa de cobrança terceirizada.

A Help Cobrança possui expertise e profissionais altamente capacitados para executar esse trabalho e pode te ajudar a recuperar a saúde financeira da sua empresa. Fale conosco!

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