Aprenda a cobrar dívidas e manter o bom relacionamento com os clientes

Quando se percebe que há pagamentos pendentes e que alguns clientes não estão prestes a se tornarem inadimplentes, surge a dúvida: “como faço para cobrar meus clientes? Qual é a melhor abordagem para reaver débitos?”

Ao notar problemas de inadimplência, a área financeira de uma empresa deve, primeiramente, pensar na maneira adequada de abordar o cliente para evitar que haja problemas no relacionamento, prejudicando oportunidades futuras.

Empresas terceirizadas de cobrança são a melhor recomendação para cobrar clientes inadimplentes, haja vista que têm as melhores ferramentas e estratégias de abordagem, propondo soluções antes de partirem para a negativação do nome do cliente, por exemplo.

A seguir, conheça as melhores abordagens para cobrar dívidas e manter um bom relacionamento com o cliente:

Aposte no diálogo e ofereça alternativas de pagamento

Flexibilidade é a palavra de ordem para quem pretende iniciar uma negociação com cliente inadimplente. Por isso, é essencial sinalizar que você conhece a sua situação, mas pode oferecer soluções para quitar a inadimplência de maneira amigável. Lembre-se: mantenha o relacionamento em alto nível para evitar maiores problemas.

Esgote todas as possibilidades de negociação

No momento de cobrar dívidas e manter o relacionamento com o cliente é preciso utilizar todos os recursos de negociação, incluindo parcelamentos, descontos e flexibilização no pagamento.

Em último caso, quando forem esgotadas todas as possibilidades, ainda assim mantenha o respeito e informe ao cliente o porquê de sua negativação ou cobrança judicial.

Aposte em uma empresa especializada em cobrança

Soluções “caseiras” nem sempre geram bons resultados, já que é preciso dominar técnicas de negociação para evitar que um cliente fique inadimplente. Por isso, o melhor caminho para cobrar um cliente sem perdê-lo é apostar em uma empresa de cobrança terceirizada, que tem profissionais dedicados a isso e as melhores ferramentas para negociar com devedores.

Em geral, quando há boa vontade da parte devedora, é possível chegar a um acordo pacífico e harmonioso, evitando disputas judiciais, ofensas e a perda de um cliente, algo que só traz prejuízos a um negócio.

Uma assessoria de cobrança, como a Help Cobranças, é a melhor parceira das empresas no momento de cobrar seus clientes, evitando constrangimentos, estresse e perdas de dinheiro, já que serviços especializados conseguem reaver muito mais valores do que profissionais sem esse treinamento específico.

 

 

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