Como a gestão por resultados pode ajudar a reduzir a inadimplência

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A procura por métodos e processos mais eficientes é a meta de qualquer empresa. Dessa forma, serviços e metodologias internas ficam muito mais simples e eficientes, mas você sabia que a gestão por resultados pode ajudar a reduzir a inadimplência?

A princípio, essa ideia pode parecer sem sentido, mas pense bem. Quando uma equipe trabalha em sintonia, segue os processos internos e utiliza as ferramentas adequadas, tudo flui melhor, inclusive a cobrança de clientes inadimplentes.

Geralmente, deficiência nos processos de reconhecimento de inadimplência e falta de ações assertivas de cobrança fazem com que as dívidas se tornem uma bola de neve, trazendo muitos prejuízos às empresas.

Portanto, que tal caprichar na gestão por resultados para garantir um funcionamento melhor do negócio e menor débitos dos clientes?

O que significa gestão por resultados

O objetivo da gestão por resultados é reduzir o número de processos e direcionar as ações para os objetivos que devem ser alcançados pela empresa. Assim, otimiza-se o desempenho de todas as atividades da empresa, liberando a criatividade dos profissionais.

Sem a imposição dos processos rígidos, os times ficam mais confiantes e livres para serem criativos – seguindo algumas diretrizes, é claro. Então, se, por exemplo, a meta é ter 5% de inadimplência, são executadas ações preventivas e corretivas para garantir que isso aconteça.

Nesse tipo de gestão, líderes e times se reúnem para traçar metas de acordo com o contexto atual e o que se precisa atingir. Assim, dificilmente se espera que a companhia atinja um nível crítico de inadimplência para, então, tomar uma atitude.

Como a gestão por resultados combate a inadimplência

Ao participarem e se envolverem mais nos processos, os colaboradores são figuras ativas no planejamento e na criação de objetivos e metas, com motivação máxima. Por isso, há maior sentimento de pertencimento, identificando precocemente quando há risco de inadimplência.

Ao sentir que faz a diferença e é valorizado pelo seu trabalho, o colaborador se empenha mais na execução de suas ações e consegue intervir de maneira mais eficiente diante da possibilidade da inadimplência – seja realizando a cobrança ou contratando uma empresa terceirizada de cobrança.

Com maior produtividade, redução de retrabalho e identificação de pontos críticos precocemente, o processo produtivo é mais dinâmico, aproximando líderes de colaboradores e permitindo constantes feedbacks e colaboração.

Tem clientes inadimplentes? Veja o que fazer

Dá muito mais trabalho e gastos recuperar valores perdidos com a inadimplência do que adotar medidas preventivas e identificar situações de risco. Por isso, é fundamental ser mais rigoroso ao fechar ou renovar contratos, além de ter parceiros de confiança em momentos difíceis.

A Help Cobranças, especialista nessa área de cobrança terceirizada há décadas, é a melhor opção para reaver débitos e negociar com inadimplentes. Temos os melhores profissionais do mercado e ferramentas adequadas para recuperar seus débitos.

Você está convidado a conhecer nosso trabalho e ver nossa alta taxa de recebimento de débitos de inadimplência. Entre em contato conosco e veja como nossa equipe pode ajudar a sua empresa!

 

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