Como fazer um roteiro para cobrar inadimplentes

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Muitas empresas possuem clientes com dívidas. Sem a estratégia correta de cobrança, esse número tende só a aumentar. Por isso, é essencial criar um roteiro para cobrar inadimplentes.

O erro que grande parte das equipes de cobrança comete é fazer uma abordagem errada, utilizando as ferramentas inadequadas para tratar desse assunto delicado.

Para te ajudar a minimizar esse problema, criamos um roteiro para cobrar inadimplentes, com algumas diretrizes que devem ser observadas e seguidas. Acompanhe:

Primeiro passo: destaque as pessoas ideais

Esse é o ponto fundamental e mais importante no processo de cobrança de inadimplentes. Por isso mesmo, inclusive, muitas empresas preferem contratar uma empresa de cobrança terceirizada, que tem os profissionais ideais para fazer essa abordagem.

Alguém que trabalhe com cobrança deve ter controle emocional, conhecer técnicas de negociação e ter uma postura pronta para lidar com os mais diferentes perfis de clientes.

Segundo passo: crie um roteiro para recuperação de crédito

Com um roteiro pré-definido é possível direcionar o operador sobre a melhor abordagem com o cliente, fornecendo insumos a ele. Nada de frases feitas, já que a interação é essencial.

Conhecer o cliente, levantar seu histórico e entender do que ele precisa e como você pode abordá-lo são ações fundamentais para acertar na cobrança. Preste atenção ao que o cliente diz e tente utilizar essas informações a seu favor.

Terceiro passo: conheça a dívida em questão

O operador precisa entender que dívida está sendo cobrada, se houve negociações anteriores, sua origem, valor, etc. Assim, ele ficará mais seguro no momento de negociar.

Com uma base de dados atualizada também é mais fácil de negociar. Então, o operador pode se ocupar dessa questão também, evitando ligações desnecessárias e retrabalhos.

Quarto passo: escute o que o cliente tem a dizer

Você precisa dar espaço para que o cliente fale. Dê a ele a chance de tentar negociar, explicar sua situação e até propor uma negociação.

Saber dosar as informações para que o rumo da conversa não se perca também é muito importante. Por isso, ouça bem o cliente inadimplente, entenda seu ponto de vista e, depois, faça sua proposta ou sugestão para quitar essa dívida.

Invista em que entende do assunto de cobrança

Todas essas ações são apenas algumas das necessárias para que uma cobrança seja satisfatória. Por isso, se você quiser uma cobrança 100% assertiva, fale com uma empresa de cobrança terceirizada, como a Help Cobranças.

Temos mais de dez anos de experiência nesse segmento, profissionais altamente treinados e alta chance de sucesso nas negociações.

Evite dores de cabeça e gastos com equipes erradas. Aposte em quem realmente pode ajudar sua empresa a recuperar débitos e negociar com clientes inadimplentes. Fale com a Help Cobranças!

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