Como gerir contratos recorrentes e ter eficiência na cobrança

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Uma gestão de contratos eficientes precisa ter foco em seu desempenho. Para que isso aconteça, é necessário ter eficiência na cobrança e avaliar modalidades de pagamento para aumentar as opções do cliente.

Imagine que uma companhia de alto faturamento consiga, com uma boa gestão de contratos recorrentes, ter 1% de melhora no número de transações negadas. Esse valor já representa muito, não é mesmo?

Com base nessas constatações, concluímos que gerir contratos de maneira eficaz é fundamental para se manter saudável financeiramente, mas conseguir isso nem sempre é fácil.

Para te ajudar nessa tarefa, a seguir, elaboramos um pequeno guia para que você entenda a importância da gestão de contratos recorrentes e consiga aplicar algumas premissas no dia a dia da sua empresa:

O que é gestão de contratos recorrentes?

A gestão de contratos recorrentes trata-se das atividades necessárias para monitorar todas as obrigações assumidas em um contrato.

Para que ela seja eficiente, é preciso cumprir metas estratégicas que garantam o recebimento do valor proposto ao cliente – o que é um desafio constante para as organizações.

Como gerir contratos recorrentes de maneira eficaz?

As quatro principais medidas para gerir contratos recorrentes de maneira eficaz são:

  1. Garantir a adimplência dos clientes, monitorando as razões de possíveis atrasos e cancelamento, tomando ações preventivas para evitar que isso aconteça. Aqui, valem lembretes automatizados, avisos de falhas no pagamento e oferecimento de meios adicionais de pagamento.
  2. Disponibilize a opção de autoatendimento, pois ela oferece mais agilidade nos processos, resultando em mais eficiência e, consequentemente, mais produtividade.
  3. Selecione métricas de acompanhamento. As métricas de acompanhamento de pagamentos únicos são diferentes dos pagamentos recorrentes. Por isso, é essencial avaliar a taxa de crescimento, de cancelamento, ticket médio, lifetime value (LTV), ou seja, a média da receita gerada por cliente durante o tempo em que o contrato permanece ativo.

Outros indicadores importantes são o CAC (custo de aquisição do cliente), que é o total de despesas de venda dividido pelo número de clientes, bem como o payback, ou seja, o tempo necessário para o cliente pagar o seu CAC.

  1. Invista na tecnologia, apostando em softwares que aumentem a agilidade. Isso pode incluir sistemas de gestão integrada, aplicativos e centrais inteligentes para evitar retrabalhos e confusões.

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