Como negociar com o cliente na venda de um produto ou serviço?

Como negociar com o cliente na venda de um produto ou serviço?

Como negociar com o cliente na venda de um produto ou serviço?

Um bom relacionamento com o cliente é essencial para que os negócios prosperem e você conquiste mais interessados no seu produto ou serviço, mas negociar com o consumidor é essencial para evitar prejuízos e, principalmente, a inadimplência.

Quando adquire um serviço ou produto, o cliente, na maior parte das vezes, pede desconto, certo? Porém, cabe a você ter bom senso para não ceder demais e afundar o negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, a seguir, elaboramos algumas dicas de como negociar com o cliente na venda de produtos e serviços:

O desconto é inviável às vezes. Saiba dizer “não”

De nada adiantar tentar conquistar o cliente dando descontos se, depois, você ficará no prejuízo. Quando isso acontecer e o desconto não for possível, tenha uma postura forme, educada e atenciosa, explicando o porquê de manter esse preço.

Pense que, em alguns casos, é melhor não ter pressa na negociação e fazer tudo com calma. Isso evita perdas e até um acordo com alguém que, lá na frente, pode se transformar em um cliente inadimplente.

Ofereça benefícios para agradar o cliente

Caso um desconto não seja possível, lembre-se que existem alternativas para agradar o cliente. Brindes, condições especiais como prioridade de entrega, instalação grátis ou montagem de um equipamento, por exemplo, são alternativas.

Sempre priorize os pagamentos à vista

Caso você precise dar descontos, escolha sempre os que forem para pagamentos à vista, já que em transações com cartão de crédito, a empresa deverá pagar taxas. Nas vendas com cheque ou crediário, há o risco de inadimplência. Quando o cliente paga em dinheiro, facilita seu fluxo de caixa e você não corre riscos.

Evite ceder a barganhas logo de cara

Mesmo que o preço de um produto ou serviço tenha margem de 10% de desconto, evite ceder logo que o cliente pedir descontos. Essa dica ocorre porque, se você baixar o valor de cara, o cliente e poderá pensar que pode reduzi-lo ainda mais e continuar insistindo.

Independentemente da sua técnica de negociação, é fundamental atentar para os riscos de qualquer transação efetuada sem pensar na margem de lucro ou na forma de pagamento escolhida pelo cliente.

Se você já passou por essa experiência e tem muitos clientes inadimplentes, é hora de reaver esses valores. Fale com a Help Cobranças e veja como uma empresa de cobrança terceirizada pode te ajudar a receber esses débitos com uma equipe 100% experiente e profissionalizada!

 

 

 

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