Entenda a diferença entre inadimplência e endividamento

Entenda a diferença entre inadimplência e endividamento

Entenda a diferença entre inadimplência e endividamento

Os compromissos financeiros, ou seja, as contas a pagar, são aquelas obrigações que todas as pessoas têm, mensalmente. Quando não há o pagamento delas, dizemos que o consumidor está inadimplente, mas você conhece a diferença entre inadimplência e endividamento?

Basicamente, o inadimplente é aquele com débito em aberto, ou seja, que não efetua pagamentos de uma operação. O endividado é aquele que tem parcelas a vencer porque comprou algo parcelado, por exemplo. Se bem utilizada, essa estratégia de pagar a prazo é muito benéfica, porém, em alguns casos, vira desastrosa e leva à inadimplência.

Todo inadimplente é negativado?

Em geral, inadimplentes têm o nome sujo, já que não pagaram débitos e, por isso, entraram para a lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa. Nesses casos, há restrição de acesso ao crédito e a outros produtos bancários, podendo comprometer a vida pessoal de uma pessoa.

Qual é a diferença entre inadimplência e endividamento?

A inadimplência, como abordamos acima, é a falta de cumprimento de uma obrigação financeira estabelecida por contrato. Isso pode englobar contas simples, como a de água, até parcelas de um imóvel, por exemplo. Inadimplentes nem sempre estão sem dinheiro; eles podem ter perdido as datas de pagamento ou ter tido despesas emergenciais que o fizeram gastar o dinheiro de determinada conta.

Já o endividamento é uma estratégia utilizada para quitar algo aos poucos. Pode ser uma geladeira, um carro, uma TV ou qualquer outra coisa adquirida a prazo. Portanto, o endividado ainda tem um prazo para quitar as prestações, ao passo que o inadimplente já perdeu essa data.

Como a inadimplência afeta os negócios

Se você tem clientes inadimplentes, provavelmente sentiu na pele seus efeitos, que se estendem para a economia do País. Sem pagamento, empresas e comerciantes não honram seus compromissos, sobem preços e, consequentemente, produção industrial e estoque de produtos são prejudicados.

Isso acaba complicando todo o ciclo e resvalando em funcionários, que deixam de receber ou são demitidos. As taxas de juros também são afetadas, já que o risco de inadimplência é utilizado pelas instituições financeiras para calcularem esse valor.

Como reduzir a inadimplência na sua empresa

Uma das formas de combater a inadimplência é contratar um serviço de cobrança terceirizada, como a Help Cobranças, que, com profissionais altamente especializados e treinados, realiza as melhores abordagens para reaver débitos e garantir a saúde do seu negócio.

Fale com um de nossos especialistas e veja nossas histórias de sucesso na recuperação de dívidas de clientes inadimplentes!

Ligue agora 19 2512-3218
Enviar uma mensagem
Como chegar





Como você prefere ser contatado?
Qual o melhor horário para Conversarmos?"