Identifique e combata as principais causas de inadimplência

Identifique-e-combata-as-principais-causas-de-inadimplência

Identifique-e-combata-as-principais-causas-de-inadimplência

O processo de cobrança de inadimplentes é algo desconfortável para ambas as partes. Tanto quem cobra quanto quem deve passa por um constrangimento e, por isso, é essencial saber identificar e combater da melhor forma as principais causas de inadimplência.

Quando se avaliam as causas da inadimplência é essencial entender todos os lados envolvidos no processo, já que a própria empresa pode oferecer condições de risco, sabia?

Para evitar que isso aconteça, existem alguns pontos que merecem atenção no momento de identificar e combater as principais causas de inadimplência. A seguir, apresentamos os principais:

Como sua empresa pode favorecer a inadimplência

Pode parecer estranho, mas nem sempre a culpa de estar inadimplente é apenas do cliente. Existem procedimentos frágeis e políticas que deixam a empresa suscetível a problemas no caixa.

Antes de mais nada, é fundamental saber avaliar o cliente, algo que nem todas as companhias fazem. Você precisa entender com quem se relaciona e sua capacidade de pagamento em vez de apenas tentar vender a qualquer custo.

Caso a entrega do serviço ou produto tenha sido feita de maneira correta e, mesmo assim, o cliente não tenha efetuado o pagamento, é hora de iniciar a cobrança e oferecendo oportunidades para quitar as dívidas.

Nesse momento, optar por empresas de cobrança terceirizada, como a Help Cobranças, é a melhor solução para garantir os débitos pendentes, já que profissionais treinados e com as melhores ferramentas de abordagens são fundamentais para o sucesso dessa etapa.

Como o contexto econômico pode favorecer a inadimplência

Outro motivo que figura entre as principais causas de inadimplência é a realidade do País, do mundo e até do setor em que o cliente atua.

É fundamental prestar atenção à realidade do seu cliente, pois, se ele estiver em momentos financeiros complicados, é provável que ele se transforme em inadimplente, trazendo prejuízos ao seu negócio.

Como o próprio cliente pode se tornar inadimplente

A falta de controle do estoque e do fluxo de caixa, bem como o endividamento na praça, são grandes sinais de alerta. É importante, portanto, saber se esse cliente tem um risco potencial de se tornar inadimplente, reduzindo o fornecimento de serviços e/ou produtos a ele.

Se um cliente não tem planejamento financeiro, provavelmente, em algum momento, ele não conseguirá honrar seus pagamentos e se tornará inadimplente. Por isso, vale a pena adotar medidas preventivas.

Como eliminar as principais causas da inadimplência

Diante das recomendações acima, investir no monitoramento constante do cliente e prestar atenção aos movimentos do mercado são ações que ajudam a eliminar as principais causas da inadimplência, porém uma empresa especializada em cobranças reduz – e muito – as chances de ter devedores.

Com trabalhos preventivos e equipes destinadas a negociar com os clientes inadimplentes, a Help Cobranças é a parceira ideal para minimizar dores de cabeça com clientes e evitar perdas financeiras.

Fale com nossa equipe e veja como podemos ajudar a manter seu patrimônio e eliminar a inadimplência da sua empresa!

 

 

Ligue agora 19 2512-3218
Enviar uma mensagem
Como chegar





Como você prefere ser contatado?
Qual o melhor horário para Conversarmos?"