Inadimplência: entenda a diferença entre SPC e SCPC

Inadimplência entenda a diferenca entre SPC e SCPC

Inadimplência entenda a diferenca entre SPC e SCPC

Quando alguém se torna inadimplente, a primeira coisa que vem à mente é que, a partir desse momento, seu nome ficará “sujo” nos órgãos de proteção ao crédito, mas qual é a diferença entre SPC e SCPC?

As duas maiores prestadoras de serviços de proteção ao crédito Brasil têm siglas parecidas, mas significados diferentes. SPC é o Serviço de Proteção ao Crédito, ao passo que SCPC é o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

A seguir, explicamos como surgiram essas instituições e como elas trabalham. Entender a diferença entre elas é fundamental para, inclusive, saber como retirar seu nome desses órgãos quando estiver inadimplente.

Como surgiram o SPC e o SCPC?

Em 1955, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), foi designada para centralizar os dados do comércio lojista. Assim, criou-se o SPC, primeiro órgão formal voltado à proteção do crédito. Já o SCPC tem menos de uma década de existência e, por isso, é um órgão relativamente novo.

Como alguém vai parar no SPC e no SCPC?

O cadastro de pessoas físicas ou jurídicas é negativado à medida em que títulos emitidos por empresas não são pagos. Se a tentativa de negociação falha e o cliente não paga a dívida, o CNPJ ou CPF do devedor é incluído em uma base de dados de clientes negativados.

Para retirar o nome dessas instituições basta quitar o valor do título, solicitando à empresa para remover os dados do devedor dessa base de clientes. Assim, essa pessoa deixa de ter restrições de crédito.

Quais são as diferenças entre SPC e SCPC

As principais diferenças entre SPC e SCPC são, além da origem, já que o SPC é muito mais antigo, é a administração das duas. O SCPC é gerido pela Boa Vista Serviços, ao passo que o SPC é administrado pela empresa SPC Brasil e tem o maior banco de dados de informações de crédito da América Latina.

As duas empresas realizam serviços semelhantes, mas, pela vasta presença no mercado e longa atuação, quando se fala em inadimplência, o SPC logo vem à mente. Entretanto, SCPC e instituições como o Serasa Experian também atuam no mesmo segmento.

Basicamente, o SPC realiza análise de crédito, prospecção de clientes, gestão de carteira, cobrança e recuperação e certificação digital. O SCPC presta os mesmos serviços que o SPC, porém realiza também o serviço de cadastro positivo, consulta de cheques e de veículos.

Conheça a Help Cobranças e negocie com inadimplentes

Uma das estratégias de negociação mais realizadas pelas empresas com alto índice de clientes negativados nos órgãos de proteção ao crédito é a cobrança terceirizada, especialidade da Help Cobranças.

Temos uma equipe de profissionais altamente treinados e capacitados para utilizar, da melhor forma, as ferramentas de cobrança e estratégias de negociação, minimizando perdas para nossos clientes e aumentando as chances de reaver débitos.
Fale conosco, conheça nosso trabalho e veja como podemos te ajudar a combater a inadimplência!

 

Ligue agora 19 2512-3218
Enviar uma mensagem
Como chegar





Como você prefere ser contatado?
Qual o melhor horário para Conversarmos?"