Indenização e perda do cliente: os riscos da cobrança abusiva

Indenização e perda do cliente os riscos da cobrança abusiva

Indenização e perda do cliente os riscos da cobrança abusiva

Cobrar inadimplentes é um direito de todas as empresas que têm pendências financeiras com clientes. Entretanto, essa cobrança deve ser feita da maneira correta para que não se transforme em uma cobrança abusiva.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) — Lei n. 8.078/90 —, regulamenta a cobrança de dívidas, mas há algumas regras que não devem ser ultrapassadas para que a situação se vire contra o seu negócio, gerando prejuízos.

Primeiramente, é fundamental não expor o consumidor ao ridículo, bem como submetê-lo a constrangimentos ou ameaças. Mas como, então, cobrar um cliente de maneira assertiva e sem riscos?

Os riscos da cobrança abusiva para o seu negócio

É permitido cobrar um inadimplente por meio de telefonemas ou correspondências, bem como incluir seu nome em órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC e Serasa. É possível, ainda, tentar receber o débito judicialmente.

O que acontece, na maioria dos casos, é que profissionais sem treinamento em cobrança ultrapassam os limites e, vez de recuperar os valores, acabam trazendo mais problemas para a empresa.

Para que sua empresa não corra esse risco, é essencial evitar algumas atitudes, que listamos a seguir:

  • Ligar em excesso – essa prática é considerada abusiva;
  • Enviar correspondência com identificação de dívida – isso expõe o cliente e é proibido. Correspondências não devem ter identificação específica no envelope;
  • Divulgar a inadimplência do cliente a terceiros;
  • Interferir no descanso, trabalho ou lazer do consumidor;
  • Ameaçar, tanto física quanto moralmente.

Possíveis consequências de uma cobrança abusiva

Além de desgastar a relação com o consumidor e eliminar quaisquer chances de ele voltar a comprar serviços e produtos da sua empresa quanto retomar sua saúde financeira, a cobrança abusiva faz com que ele fale mal do seu negócio para outras pessoas, desgastando ainda mais a relação.

Caso seja confirmada uma situação de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, bem como afirmações falsas, a pena é de detenção de três meses a um ano e multa.

Ações indenizatórias também podem ser pedidas pelo cliente que sentir que foi cobrado de maneira abusiva. Caso sejam confirmados os danos, você ainda pode ter de pagar um valor ao cliente inadimplente, elevando o prejuízo.

Como não errar ao conduzir uma cobrança de inadimplente

O serviço de cobrança terceirizada é a melhor forma de abordar o cliente com dívidas. Profissionais treinados e com as melhores ferramentas de cobrança garantem uma negociação amigável, com mais chances de receber o dinheiro de volta.

A Help Cobranças atua nesse segmento há décadas. Fale com um de nossos especialistas e veja como trabalhamos para recuperar valores e manter o bom relacionamento com o cliente, que pode voltar a comprar com você no futuro.

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