O que a taxa de inadimplência diz sobre o seu negócio

O que a taxa de inadimplência diz sobre o seu negócio

O que a taxa de inadimplência diz sobre o seu negócio

A inadimplência é realidade em muitas empresas, infelizmente. É quase impossível um negócio crescer, conceder crédito aos consumidores e não se deparar com maus pagadores, mas você sabe traduzir o que a taxa de inadimplência significa?

Quando atinge altos níveis, o índice de inadimplência é prejudicial para uma empresa e pode até inviabilizar sua operação. Por isso mesmo, é importante saber determinar a taxa de inadimplência e entender até onde ela pode ir.

Antes de mais nada, vale dizer que inadimplência é a quantidade de pagamentos que a empresa tem em atraso. Quando ela passa dos dois meses e medidas amigáveis não foram suficientes para reaver o valor, é preciso contar com uma empresa de cobrança terceirizada.

Como descobrir o nível de inadimplência de uma empresa

A taxa de inadimplência é obtida a partir da soma dos débitos pendentes no período considerado de inadimplência, dividida pelo total faturado durante esse tempo.

Suponhamos, por exemplo, que em determinado mês, a soma dos pagamentos emitidos foi de R$ 150 mil e a soma dos débitos foi de R$ 3 mil. O cálculo, então, será de 3.000 ÷ 150.000, que totaliza 0,02 (2% de inadimplência).

O ideal é que a taxa de inadimplência seja próxima a zero, mas 2% é considerado um nível normal dentro de uma empresa de grande porte.

O que a taxa de inadimplência diz sobre o seu negócio

Quando se observa um alto índice de inadimplência, o setor financeiro e, consequentemente, toda a empresa, são afetados, pois há dificuldade para fazer um planejamento financeiro, afetando investimentos e negociações.

Com a falta de recursos, há problemas para comprar produtos, manter o estoque, pagar serviços essenciais e até os funcionários, gerando uma bola de neve em todos os processos da companhia. Fornecedores também podem ser vítimas da alta taxa de inadimplência de uma empresa.

Como reduzir as taxas de inadimplência em uma empresa

Além de ter um histórico dos clientes, marcando os bons pagadores, é importante vender sempre com nota fiscal para comprovar a dívida, incentivar pagamentos à vista ou com cartão de crédito, bem como contratar uma empresa de cobrança terceirizada, como a Help Cobranças.

Com profissionais altamente qualificados e técnicas de negociação comprovadamente eficazes, nós, da Help, trabalhamos para reaver débitos e garantir a saúde financeira do seu negócio – e você só nos paga se receber!

 

 

 

 

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