O que fazer com alunos inadimplentes?

O que fazer com alunos inadimplentes

O que fazer com alunos inadimplentes

O nível de inadimplência em escolas chegou, nos últimos meses, a 25%. Com a combinação de desemprego em alta e aumento do custo de vida, os gastos com educação acabam ficando em segundo plano e, consequentemente, representam um problema para as instituições, que acumulam débitos de alunos e precisam elevar suas mensalidades já que há menos pagadores.

Diante desse cenário, muitas instituições de ensino, seja ele infantil, médio ou superior, se perguntam “o que fazer com alunos inadimplentes”. Em geral, a melhor abordagem para essa situação sempre é o diálogo e equilíbrio na negociação das dívidas.

Entretanto, como a falta de pagamento desqualifica o ensino e o atendimento para todos os alunos, gerando corte de despesas e até demissão de professores, é essencial que escolas e universidades trabalhem com um sistema de cobrança eficiente e direto, que consiga reaver boa parte dos débitos e evite acúmulo de dívidas.

Em relação aos alunos, mesmo nos casos de inadimplência, a escola não pode se negar a entregar o documento de transferência do estudante para outra instituição de ensino. Ela deve, ainda, garantir aos alunos inadimplentes a renovação da matrícula, desde que o débito esteja em negociação e ao menos a primeira parcela tenha sido quitada.

Por isso mesmo, contar com o suporte de um serviço de cobrança terceirizado evita dores de cabeça futuras e preserva a saúde financeira de uma instituição de ensino. Com ferramentas específicas e estratégias de negociação elaboradas para chegar a um consenso sem prejuízos, os especialistas em cobrança trabalham para que os inadimplentes possam negociar a melhor forma de quitar suas dívidas.

Atualmente, a média de atrasos superiores a 30 dias no pagamento das mensalidades é de aproximadamente 8%.

Diante desse cenário desfavorável para pagamentos, o recomendado é optar por uma empresa de cobrança terceirizada séria e com expertise no mercado educacional para evitar constrangimentos aos alunos e prejuízos às instituições de ensino.

Fale com a Help Cobranças e veja como podemos ajudar a sua instituição a recuperar débitos pendentes!

Ligue agora 19 2512-3218
Enviar uma mensagem
Como chegar





Como você prefere ser contatado?
Qual o melhor horário para Conversarmos?"