Para que uma empresa tenha saúde financeira, é essencial conhecer os motivos pelos quais o cliente fica inadimplente, já que, assim, pode-se negociar os pagamentos de forma mais eficiente.
Ao identificar as principais razões que levaram um cliente à inadimplência é possível elaborar abordagens mais assertivas para recuperar o valor devido e normalizar o fluxo de caixa.
Com o objetivo de te ajudar a montar essa estratégia, a seguir, listamos os quatro principais motivos pelos quais um cliente fica inadimplente. Acompanhe:
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O cliente ficou desempregado e não conseguiu pagar as contas
Uma pesquisa conduzida pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 38% dos inadimplentes e ex-inadimplentes não conseguiram pagar suas dívidas por terem ficado desempregados. Esse valor é quase metade dos inscritos nos órgãos de proteção de crédito como o SPC, o que indica sua importância no processo de análise da falta de pagamentos.
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A renda do cliente diminuiu
Não é apenas uma redução de salário que diminui a renda de uma pessoa. Esse fato pode ocorrer também pela redução do poder de compra dos consumidores em decorrência da inflação. Assim, no fim do mês, o dinheiro simplesmente não consegue comprar e pagar tudo.
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O cliente se descontrolou financeiramente
Muitas pessoas se descontrolam ao utilizarem o cartão de crédito sem critérios ou contrair empréstimos. Sem um planejamento, esses compromissos podem se tornar impossíveis de pagar, comprometendo grande parte da renda do consumidor, que se torna inadimplente.
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Atraso no pagamento do salário
A crise econômica recente levou ao atraso no pagamento de diversos salários, especialmente de funcionários públicos, que, diante desse fato, não conseguem pagar suas dívidas e se tornam inadimplentes. Aposentados também podem enfrentar problemas para receber, dependendo do Estado em que vivem.
Combata as principais causas de inadimplência com a Help Cobranças
Depois de descobrir e avaliar o que levou os clientes à inadimplência, é hora de adotar as melhores táticas de negociação para retomar esses valores. A Help Cobranças, com uma equipe altamente profissional, tem as ferramentas e estratégias ideais para chegar a um acordo com diferentes perfis de clientes.
Fale conosco e veja como investir em um serviço de cobrança terceirizada pode recuperar dívidas de inadimplentes de maneira mais satisfatória. E o melhor de tudo é que o relacionamento entre as duas partes continua saudável, permitindo que ele volte a comprar quando tiver normalizado sua situação financeira.