Por que um cliente fica inadimplente?

Por que um cliente fica inadimplente

Por que um cliente fica inadimplente

Para que uma empresa tenha saúde financeira, é essencial conhecer os motivos pelos quais o cliente fica inadimplente, já que, assim, pode-se negociar os pagamentos de forma mais eficiente.

Ao identificar as principais razões que levaram um cliente à inadimplência é possível elaborar abordagens mais assertivas para recuperar o valor devido e normalizar o fluxo de caixa.

Com o objetivo de te ajudar a montar essa estratégia, a seguir, listamos os quatro principais motivos pelos quais um cliente fica inadimplente. Acompanhe:

  1. O cliente ficou desempregado e não conseguiu pagar as contas

Uma pesquisa conduzida pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 38% dos inadimplentes e ex-inadimplentes não conseguiram pagar suas dívidas por terem ficado desempregados. Esse valor é quase metade dos inscritos nos órgãos de proteção de crédito como o SPC, o que indica sua importância no processo de análise da falta de pagamentos.

  1. A renda do cliente diminuiu

Não é apenas uma redução de salário que diminui a renda de uma pessoa. Esse fato pode ocorrer também pela redução do poder de compra dos consumidores em decorrência da inflação. Assim, no fim do mês, o dinheiro simplesmente não consegue comprar e pagar tudo.

  1. O cliente se descontrolou financeiramente

Muitas pessoas se descontrolam ao utilizarem o cartão de crédito sem critérios ou contrair empréstimos. Sem um planejamento, esses compromissos podem se tornar impossíveis de pagar, comprometendo grande parte da renda do consumidor, que se torna inadimplente.

  1. Atraso no pagamento do salário

A crise econômica recente levou ao atraso no pagamento de diversos salários, especialmente de funcionários públicos, que, diante desse fato, não conseguem pagar suas dívidas e se tornam inadimplentes. Aposentados também podem enfrentar problemas para receber, dependendo do Estado em que vivem.

Combata as principais causas de inadimplência com a Help Cobranças

Depois de descobrir e avaliar o que levou os clientes à inadimplência, é hora de adotar as melhores táticas de negociação para retomar esses valores. A Help Cobranças, com uma equipe altamente profissional, tem as ferramentas e estratégias ideais para chegar a um acordo com diferentes perfis de clientes.

Fale conosco e veja como investir em um serviço de cobrança terceirizada pode recuperar dívidas de inadimplentes de maneira mais satisfatória. E o melhor de tudo é que o relacionamento entre as duas partes continua saudável, permitindo que ele volte a comprar quando tiver normalizado sua situação financeira.

Ligue agora 19 2512-3218
Enviar uma mensagem
Como chegar





Como você prefere ser contatado?
Qual o melhor horário para Conversarmos?"