Qual é a diferença entre protestar e negativar um inadimplente?

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A rotina empresarial conta com algumas chateações inevitáveis e uma delas é a cobrança de dívidas de inadimplentes. Quando essa alternativa se esgota, existe a opção de protestar ou negativar uma pessoa.

Dados da Serasa Experian apontam que o número de pessoas inadimplentes é o maior em cinco anos, então, para proteger o seu negócio é essencial saber como efetuar a cobrança dessa pessoa e o melhor momento para protestar ou negativar o cliente devedor.

A seguir, elaboramos um guia simples para que você entenda as diferenças entre protestar e negativar um inadimplente, além da melhor forma de cobrá-lo. Acompanhe:

O que é o protesto e quando ele deve ser aplicado?

O protesto é a oficialização do estado de inadimplência do cliente. Feito em cartório, ele formaliza a existência da dívida em nome da pessoa.

Para dar entrada em um protesto, a empresa deve reunir a documentação que explique, detalhe e comprove a dívida do cliente. Vale destacar que o protesto é obrigatório em caso de uma ação judicial futura.

Assim que o protesto é iniciado, o cartório notifica automaticamente os principais órgãos de proteção de crédito. Assim, esse dado, que pode permanecer por até dez anos nos registros, servindo de consulta a muitas empresas.

Em geral, recomenda-se que essa medida seja tomada após uma etapa de cobranças, que geram melhores resultados se forem executadas por uma empresa especializada como a Help Cobranças.

O que é a negativação e em qual momento ela é indicada?

Quando identifica um cliente inadimplente, uma empresa tem a opção de negativar o nome do devedor para barrar seu crédito no mercado.

Isso pode ser feito mediante o registro das informações de inadimplência em órgãos de proteção ao crédito. O período máximo de permanência da dívida nas bases é de cinco anos.

Quando devo protestar ou negativar devedores?

Não existe uma opção melhor. O recomendado é avaliar a situação do cliente, as condições tratadas e se houve evolução nas cobranças e tentativas de negociação.

Antes disso, porém, recomenda-se que sejam avaliadas opções de negociação e cobrança amigável, como a realizada pela Help Cobranças.

Com um time de especialistas, que utilizam as ferramentas ideais na abordagem dos clientes para chegar ao melhor acordo, temos altas taxas de resolução de problemas, reavendo débitos de forma amigável.

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