Você sabe o que é capital de giro e sua importância para a empresa?

você-sabe-o-que-é-capital-de-giro-e-sua-importancia-para-sua-empresa

você-sabe-o-que-é-capital-de-giro-e-sua-importancia-para-sua-empresa

Capital de giro nada mais é do que uma quantia de dinheiro reservada para a manutenção de uma empresa, mas você sabe qual é a real importância?

Essencial em qualquer negócio, o capital de juro é útil para pagar contas, inovar maquinário ou arcar com custos extras, como novos produtos no estoque, contratações, etc.

Capital de giro e fluxo de caixa andam lado a lado. Por isso, é muito importante avaliar quanto entra e quanto sai e verificar a saúde financeira do seu negócio.

A seguir, conheça melhor o que é e sua importância para uma empresa:

Para que serve?

Uma empresa está sujeita a atrasos nos pagamentos, inadimplência dos clientes e antecipação de pagamento a fornecedores, por exemplo. Diante de qualquer um desses imprevistos, é essencial ter capital de giro, ou seja, soma dos recursos necessários para manter a empresa.

Com o capital de giro é possível pagar salários, contas, e tributos, comprar maquinário, fazer reformas ou comprar estoque. Assim, controla-se o ativo circulante (AC) e o passivo circulante (PC).

O ativo circulante é todo o valor que entra, como, por exemplo, pagamentos de clientes.

Já o passivo circulante é todo o gasto da empresa no período de 12 meses.

Em geral, existe um tempo entre pagamento do fornecedor e recebimento do cliente, exigindo capital de giro para que a companhia se mantenha ativa. Dúvidas parceladas ou inadimplência de clientes exigem ainda mais esse recurso, que salva o negócio quando o cenário está complicado.

O que é capital de giro líquido

O capital de giro líquido é o montante de recursos financeiros, exceto o ativo não circulante. Resumidamente, não engloba bens e imóveis, já que não pode ser convertidos em dinheiro facilmente.

O que é capital de giro associado a investimentos

Essa modalidade se une a investimentos e tem o objetivo de cobrir despesas que o negócio terá ao investir. Um exemplo é a compra de um maquinário financiado, por exemplo.

Qual é a diferença entre fluxo de caixa e capital de giro

Capital de giro e fluxo de caixa são diferentes, mas complementares. O primeiro é a diferença entre a entrada e a saída, ou seja, o valor disponível para uso. Já o segundo é a forma com que o dinheiro é gerenciado pela empresa. Portanto, aprender a gerenciar o capital de giro e manter o fluxo de caixa positivo é mandatório nas empresas.

Se, mesmo com planejamento e cuidado financeiro sua empresa não conseguir um bom capital de giro, talvez seja preciso avaliar o número de clientes inadimplentes do seu negócio.

Muitos pagamentos pendentes e dívidas dos consumidores podem trazer maus resultados a uma companhia e até comprometer a saúde do seu caixa. Nessas horas, contar com a ajuda de uma especialista como a Help Cobranças é fundamental.

Temos vasta atuação em cobrança terceirizada, com profissionais dedicados e treinados para adotar ferramentas e estratégias de negociação e recuperar valores devidos – e o melhor é que você só nos paga se receber!

Ligue agora 19 2512-3218
Enviar uma mensagem
Como chegar





Como você prefere ser contatado?
Qual o melhor horário para Conversarmos?"